Declaração de Imposto de renda 2016 completa ou simplificada?

Como se não bastasse a dificuldade que a maioria das pessoas têm de entender as regras da declaração do imposto de renda, ainda é necessário saber se é melhor fazer a declaração completa ou simplificada, sendo que cada caso deve ser analisado de maneira distinta.

Apesar de haver essa diferença que pode parecer complicada, o próprio programa da Receita Federal vai indicar para você qual a melhor opção no seu caso, mas para isso, você deve fazer a declaração completa e depois passar para a simplificada e ver o que é melhor, mas fique tranquilo, você não vai precisar inserir todos os dados novamente, a migração é feita automaticamente no programa.

Para avaliar o que é o melhor você também não vai precisar ter grandes conhecimento das regras, de economia, de finanças ou de contabilidade, basta que você compare o valor a pagar ou restituir e veja o que sai mais vantajoso financeiramente pra você.

Perfis diferentes de declarantes do imposto de renda

Quando você tem apenas valores de rendimentos tributáveis e imposto que você recolheu ou que foram recolhidos na fonte, você pode utilizar a forma simplificada, assim será dado um desconto de 20% sobre o valor do imposto respeitando o limite de R$16.754,34.

Caso você tenha muitas despesas a deduzir, por exemplo, escola dos filhos ou faculdade deles, sua ou do cônjuge, gastos com saúde que podem ser o valor da mensalidade do plano de saúde, gastos com internação, com consultas particulares, com compra de medicamentos, entre outros que superem o valor do limite citado no parágrafo anterior, você deve fazer a declaração completa, ela é mais extensa, mas vale a pena.

Você não pode se esquecer de que a Receita Federal analisa várias declarações de imposto de renda por ano, sendo assim, ela leva mais do que o ano corrente para avaliar algumas, o que quer dizer que se você declarar uma despesa dedutível, precisa guardar os comprovantes dela por no mínimo 5 anos.

Avalie está página

Compartilhe: compartilhar no face compartilhar no  Twitter compartilhar no  WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *