Declaração do imposto de renda do casal é junta ou separada?

Declaração do imposto de renda do casal é junta ou separada?
5 (100%) 1 vote

Não há uma obrigação e nem uma regra, assim como na declaração simplificada ou completa, cada caso precisa ser avaliado de uma forma diferente. Existem vantagens como a facilidade de fazer apenas uma declaração ao invés de duas.

casal-imposto-de-renda

Quando é melhor declarar junto?

Quando existem despesas dedutíveis altas, vale muito a pena declarar junto porque o abatimento das duas declarações seriam somados. Mas veja bem, só poderá fazer a declaração de imposto de renda conjunta aqueles que forem casados oficialmente, quem está apenas vivendo em União Estável sem nenhuma declaração disso ou declarada há menos de 5 anos por escrito não entra nesse caso.

Já os casais que vivem em uma União Estável declarada, ou seja, registrada em cartório, há mais de 5 anos ou que possuem filhos mesmo que não vivam juntos ou vivam juntos há pouco tempo, podem fazer a declaração de imposto de renda conjunta.

Quando é melhor declarar separado?

Quando há poucas despesas dedutíveis, é melhor declarar separado porque aí o desconto de 20% será usufruído pelos dois. Quando há bens em nome apenas de um dos cônjuges no caso do regime de separação total ou parcial de bens, a declaração em separado também é interessante, embora haja formas de declarar conjuntamente também nesse caso.

Como declarar os bens do casal?

Na declaração conjunta não há o que explicar, basta incluir todos os bens, já na declaração feita em separado, os bens exclusivos de cada um são incluídos nas respectivas declarações e aqueles bens comuns devem ser incluídos em apenas uma das declarações e na outra apenas citar que esses bens estão sendo declarados na declaração do cônjuge e informar o CPF.

Declaração de imposto de renda de Casais divorciados

Aqueles casais que ainda não estão oficialmente divorciados devem declarar os bens ainda como do casal, conforme citado no parágrafo anterior. Os casais divorciados oficialmente declaram como solteiros.

Compartilhe: compartilhar no face compartilhar no  Twitter compartilhar no  WhatsApp

2 Comentários

  1. TECNICAS INFALIVEIS PARA ADQUIRIR BOA FORMA FISICA SEM SACRIFICIO! Aprenda e ensine os seus amigos e amigas a emagrecer de uma forma totalmente diferente e super pratica e o Principal… com SAÚDE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *