Quais despesas não podem ser deduzidas no IR 2016?

Avalie está página

Existem algumas despesas que geram dúvidas e que muitas pessoas acham que podem ser deduzidas, mas que não podem ou que só podem em casos bem específicos. Por isso, nós decidimos relacionar as despesas não dedutíveis para você não ter problema na hora de declarar seu imposto de renda 2016.

Quando as despesas deixam de ser dedutíveis?

Você já sabe que as despesas médicas podem ser integralmente dedutíveis, mas você precisa comprovar os gastos, por isso, se você tiver algumas despesas médica a qual não tem como comprovar porque não pegou nota fiscal ou nenhum outro recibo, ela passa a não ser dedutível.

Os gastos com profissionais da área de saúde são dedutíveis quando estão incluídos na despesa do hospital, se você contratar enfermeiros ou quaisquer outros profissionais de saúde de forma particular, a despesa deixa de ser dedutível.

Gastos não dedutíveis e suas exceções

Mesmo que para fins de tratamentos médicos, as despesas com passagens aéreas, hospedagem e etc. não são dedutíveis do imposto de renda. Isso pode acontecer no caso de um tratamento fora da cidade em que o contribuinte mora.

Os remédios, apesar de ter a ver com as despesas com saúde, não são dedutíveis, a única exceção é quando os remédios estiverem incluídos na despesa com a consulta, internação ou similares.

Tratamentos estéticos não são dedutíveis do imposto de renda e implantes de silicone são considerados tratamentos estéticos. A menos que o hospital em que a cirurgia foi feita tenha realizado outros procedimentos médicos e inclua tudo em uma só conta. Esses casos de exceção geralmente são aqueles em que a mulher, por exemplo, retira uma mama devido a um câncer e coloca uma prótese de silicone.

Os gastos óculos e lentes de contato não são dedutíveis. A única exceção para esse tipo de item é para lentes intraoculares colocadas em cirurgias de cataratas e quando constam na conta do médico ou do hospital.

 

Compartilhe: compartilhar no face compartilhar no  Twitter compartilhar no  WhatsApp

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *