Qual o mês e dia que vou receber meu imposto de renda retido na fonte?

A Receita Federal divide a restituição em sete lotes que são restituídos de junho a dezembro, sendo que o primeiro lote é pago no dia 15 de junho e o último será em 15 de dezembro.

Vejamos de forma mais clara, como essa restituição é realizada:

1º lote: 15/06

2º lote: 15/07

3º lote: 15/08

4º lote: 15/09

5º lote: 17/10

6º lote: 16/11

7º lote: 15/12

Quem têm prioridade para receber a restituição?

As pessoas com mais de 60 anos, deficientes físicos e mentais ou quem possui doença grave e pessoas físicas que enviaram sua declaração logo no começo do prazo têm prioridade para receber nos primeiros lotes, sendo assim, não espere muito para fazer sua declaração, seja um dos primeiros!

Como é corrigido o valor da restituição?

O valor da restituição é corrigido pela taxa básica de juros da economia, a qual conhecemos por Selic, que no momento está em 14,25%.

Quem possui direito de receber a restituição?

Possui direito de receber a restituição todos aqueles que pagaram valores superiores ao devido à Receita Federal durante todo o ano e para ter esse direito é preciso que comprovem por meio de documentos fornecidos pela empresa, instituições de educação que seus impostos foram retidos acima do que era devido.

O que vem a ser restituição?

A restituição é o ato de a pessoa física irpf 2017 receber de volta um valor que foi pago em excesso à Receita Federal.

De que forma a restituição ocorre e como podemos acompanhá-la?

A restituição normalmente é feita em forma de crédito em conta bancária que a pessoa física informa no ato que realiza sua declaração, e ela é organizada em lotes, dessa forma deve ser acompanhada pelo site da Receita para conseguir a informação de quando isso ocorrerá.

De acordo com a evolução dos sistemas, existem outras formas de conseguir a informação de quando será sua restituição, um canal chamado Receitafone, que é o número 146, opção 3, tem esse objetivo e também existe um aplicativo de mensagem por celular, sendo necessário apenas realizar o cadastro do número para o qual deseja que a mensagem seja enviada.

No caso de alteração/mudança de dados bancários, o dinheiro volta ao banco e nesse caso é preciso solicitar o pagamento diretamente no Banco do Brasil.

O que pode acontecer caso haja erro no ato da declaração?

O contribuinte que ocasionalmente cometer algum tipo de erro ou algum dado que não tenha consistência no ato da declaração, pode cair no que chamamos de “malha fina”, e só irão conseguir receber a restituição após estar com sua situação devidamente esclarecida junto a Receita Federal.

Para garantir que seus direitos sejam cumpridos, é aconselhável manter um controle sobre sua declaração, acompanhando sites de informação e também o da Receita Federal.

Uma dica é fazer sua declaração com antecedência logo nos primeiros dias para que dê tempo de corrigir qualquer dado, ou se por acaso ficar muito em cima do prazo, pode-se enviar a declaração incompleta ou em branco, impedindo assim que seja multado.

Qual o mês e dia que vou receber meu imposto de renda retido na fonte?
5 (100%) 1 vote

Compartilhe: compartilhar no face compartilhar no  Twitter compartilhar no  WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *