Tudo sobre restituição do imposto de renda 2016

Tudo sobre restituição do imposto de renda 2016
5 (100%) 1 vote

Você sabe por que algumas pessoas recebem restituição do imposto de renda? Quer saber se você tem direito? Então acompanhe esse post para você entender melhor o que significa restituição do imposto de renda.
rp_240px-Lion_waiting_in_Namibia.jpg

O que é restituição do imposto de renda?

Quando o contribuinte paga imposto de renda a mais, ele tem direito a receber de volta esse valor que foi pago a mais, mas quando isso acontece?

A maioria dos trabalhadores tem o imposto de renda recolhido direto da fonte, ou seja, antes de o salário ser pago ao contribuinte, a própria empresa que paga o funcionário já retém o valor e repassa para a Receita.

Acontece que o valor é padrão e alguns contribuintes têm várias despesas dedutíveis e quando elas são declaradas, é possível perceber que o contribuinte pagou mais do que devia.

É bom esclarecer que o contrário também pode acontecer e o contribuinte ter que pagar a mais para completar o valor que deveria ter sido pago.

Como receber a restituição devida?

Até o fim do ano em que ocorreu a declaração, nesse caso 2016, será creditado na conta bancária cadastrada pelo contribuinte o valor que a Receita Federal deve devolver. Essa conta pode ser inclusive uma poupança, mas independente do tipo da conta, ela deve estar no nome do contribuinte, não é possível receber a restituição em contas bancárias de cônjuge, filhos, pais e etc.

A ordem de recebimento da restituição é a mesma ordem de entrega da declaração do imposto de renda, ou seja, quem entregou a declaração primeiro, recebe primeiro, quem deixou para entregar no final recebe por último.

Caso sua declaração tenha caído na malha fina ou tenha havido qualquer problema é possível que você só receba no ano seguinte, basta que você apresente os comprovantes das despesas solicitadas pela Receita.

 

Compartilhe: compartilhar no face compartilhar no  Twitter compartilhar no  WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *